sexta-feira, 19 de junho de 2009

Visita de Estudo ao Parque Zoológico de Lagos - 5.ºB e 5.ºC



A sua construção iniciou-se nos finais de 1997, o Parque Zoológico de Lagos foi inaugurado no dia 16 de Novembro de 2000, com o apadrinhamento de Maria João Abreu e José Raposo.
O design dos espaços, o movimento de terras, a plantação de árvores, o transporte de troncos e pedras e um cuidado extremo nos pormenores de acordo com as espécies, fizeram com que o Parque Zoológico de Lagos tivesse o reconhecimento de que hoje usufrui, pela sensação que transmite de Bem Estar dos animais residentes, simplicidade arquitectónica e chamamento à reflexão.

Os objectivos da nossa Visita foram:
· Reconhecer a importância do espaço para a sustentação da vida.
· Compreender a necessidade de preservar o ambiente.
· Descobrir o mundo animal e vegetal.
· Sensibilizar para a conservação da Natureza e dos Animais.
Actividades que desenvolvemos:
Visita GuiadaFoi uma visita orientada por um guia, ao longo da qual nos foram descritos pormenores de cada habitante do Zoo e onde foram abordados alguns temas relacionados com a acção do Homem e a preservação do ambiente. A visita teve a duração aproximada de uma hora.
Sessão Pedagógica em PowerPoint : A Importância dos ZoosDescreveram-nos a evolução dos Zoos e a sua importância na actualidade para educar as pessoas, proteger e conservar as espécies e recuperação das mesmas. No final da sessão fizemos um debate orientado pela monitora.


Este era o animal do mês que se encontrava em destaque quando fizemos a nossa visita:

Siamango




Três anos passados do nascimento do Boris a fêmea de Siamango do Zoo de Lagos, teve uma cria no dia 25 de Fevereiro de 2009. Este nascimento vem contribuir para a sobrevivência de uma espécie cada vez mais ameaçada no seu habitat, principalmente devido à desflorestação. O sexo da cria ainda é desconhecido até ao momento, mas esta cria vem aumentar a família de Siamangos do Zoo de Lagos, sendo esta a terceira que aqui nasce desde a chegada do casal progenitor no ano 2000.


Ficha Técnica do Siamango

Classe: Mamíferos
Ordem: Primatas
Família:Hylobatidae
Nome Científico: Hylobates syndactylus
Longevidade:Cerca de 32 anos
Dimensões: 75-90cm
Alimentação:
Basicamente folhas, apesar de também se alimentarem de frutos, insectos, flores e ovos.
Habitat:Floresta de montanha.
Distribuição Geográfica: Malásia; Sumatra.
Reprodução:
O período de gestação do Siamango é de 230 – 235 dias. As fêmeas têm crias de 2 em 2 ou de 3 em 3 anos. Os partos são de uma cria ocorrendo muito raramente gémeos.As crias são dependentes da mãe até cerca dos 2 anos de idade, atingindo a maturidade sexual por volta dos 6 – 7 anos. Uma fêmea, raramente tem mais de 10 crias durante todo o seu tempo de vida. As crias mantêm-se constantemente agarradas à barriga da mãe durante os primeiros 3 – 4 meses de vida.
Comportamento:
Os Siamangos são animais monogâmicos e altamente territoriais. Demoram algum tempo até escolherem um par e se um dos elementos do casal morre, raramente acasalam novamente. O macho e a fêmea marcam o seu território vocalizando um dueto. Macho e fêmea vão cantando alternadamente ao mesmo tempo que branqueiam nas árvores. Quando ameaçados no seu território ( por humanos), o macho entra em confronto, enquanto a fêmea se isola. Em confrontos com outras famílias, ambos os elementos intervêm. Os Siamangos movem-se menos e mais lentamente do que a maioria dos gibões, podendo no entanto dar saltos de árvore para árvore, de 8 a 10m de distância. Uma das actividades sociais mais importantes dos Siamangos é o “ grooming “, podendo despender cerca de 15minutos diariamente nesta acção.

Geral:
Os duetos são vocalizações que ocorrem entre o macho e fêmea adultos, sendo dominado pela fêmea. Estas vocalizações são importantes porque ajudam a estabelecer as relações do par, assim como marcação territorial. Quando descem ao solo, são bípedes.

Estatuto de conservação e factores de ameaça:
A maior causa da sua ameaça é a destruição da floresta para uso de madeira e terrenos para agricultura. Apenas 4% do seu habitat é protegido por lei.



FOTOS DA VISITA





Sem comentários:

Enviar um comentário